terça-feira, 13 de novembro de 2012

Congresso Europeu de Inclusão Social através do Judo e Outros Desportos.


24 e 25 de Novembro – Auditório Agostinho da Silva – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

A Federação Portuguesa e a União Europeia de Judo organizam a 24 e 25 de Novembro o Congresso Europeu de Inclusão Social através do Judo e Outros Desportos. A iniciativa decorre no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa.

No evento, que tem cerimónia de abertura marcada para as 9 horas de sábado, vão ser discutidos nove temas em prol da inclusão social. Salomé Marivoet, da Universidade Lusófona, tem honras de abertura para abordar “A Inclusão Social através do Desporto em Portugal e no Contexto Europeu”. Segue-se a intervenção de Bénédicte Rouby, Diretora do Setor de Educação da União Europeia de Judo, debruçando-se sobre “A Inclusão Social através do Judo a Nível Europeu”.
 
O final da manhã e início da tarde vai contar com comunicações livres de palestrantes convidados pela União Europeia de Judo (UEJ). Densign White (diretor desportivo da UEJ), Vicente Carratalá Deval (Federação de Judo de Espanha), Jean Paul Coche (Federação Francesa de Judo), Erik Vesterlund (Federação Sueca de Judo) e Ruben Houkes (Medalha Olímpica 2008 e Campeão do Mundo) são desafiados a falar sobre a modalidade.
O primeiro dia de trabalhos termina com quatro intervenções nacionais. Inês Almeida e Luísa Caldeira vão abordam os projetos de inclusão social no Judo nacional. “Blocos Sociais” e “O Papel do Desporto na Promoção da Inclusão Social de Crianças e Jovens – O Caso do Judo na Alta de Lisboa” são os temas em destaque.
Humberto Santos, presidente do Comité Paralímpico de Portugal, fala depois sobre o papel que a instituição tem desempenhado para promover o desporto para todos.
A fechar há a apresentação de dois projetos com demonstração. Manuel Costa e Oliveira, Fernando Seabra e Jerónimo Ferreira promovem a “Inclusão Social através do Judo Adaptado (nível físico e mental)” e Nuno Delgado dá destaque ao “Achieve, Collect & Give Back”.
No domingo, segundo e último dia do congresso, o debate sobre as “Boas Práticas de Inclusão Social através do Desporto” dá início aos trabalhos. A discussão vai contar com a presença de representantes da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Federação Portuguesa de Rugby e Federação Portuguesa de Judo.
O Congresso Europeu de Inclusão Social através do Judo e Outros Desportos termina por volta da hora de almoço com as “Boas Práticas de Inclusão Social: Experiências presentes e Desafios futuros” com contribuições da Federação Portuguesa de Judo, Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, Câmara Municipal de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Instituto Português do Desporto e da Juventude e União Europeia de Judo. Isto, antes da Cerimónia de Encerramento que será presidida pela Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário. 
 
Fonte: Analima Comunicação

Sem comentários: