domingo, 11 de novembro de 2012

Portugal já está nos quartos-de-final

Vitória convincente frente ao Paraguai
Portugal apurou-se este domingo para os quartos-de-final do Mundial da Tailândia após derrotar o Paraguai, por 4-1 (2-0 ao intervalo), demonstrando assim que os resultados negativos com o Japão e o Brasil, na fase de grupos, não afectarem minimamente os níveis de confiança da equipa. 

Jogando no erro de Portugal na primeira parte, a selecção paraguaia, num lance típico de contra-ataque, foi a primeira equipa a dispor de uma soberana oportunidade para inaugurar o marcador, valendo na altura (10’) à equipa lusa a concentração do guarda-redes André Sousa que fechou o ângulo a Salas que estava completamente isolado.
O conjunto de Jorge Braz, todavia, não se deixou afectar por este lance e um minuto depois o goleador Cardinal só não marcou porque Salas, com um espectacular corte de cabeça sobre a linha, substituiu o guardião Espinola que estava fora da baliza.

Mas, praticamente na jogada seguinte, Cardinal voltou a demonstrar o seu peculiar sentido de baliza e desta feita com nível de eficácia, abrindo o marcador com um desvio oportuno no interior da grande área na sequência de um passe cruzado do capitão Arnaldo. Um golo com sabor a justiça, premiando a ambição de Portugal que nunca deixou de assumir a iniciativa do jogo.

E o bom espírito ofensivo da formação lusa voltaria a ser recompensado aos 19’, quando João Matos com um remate de meia distância surpreendeu o guardião Espinola, ampliando a vantagem para 2-0 (a bola ainda sofreu um desvio de um jogador paraguaio antes de entrar na baliza).


Ricardinho resolve na fase final


Na etapa complementar, os pupilos de Jorge Braz, revelando organização defensiva, não tiveram grandes dificuldades para suster a vantagem até à altura em que o Paraguai alterou a sua estrutura táctica.


Com efeito, face à solidez lusa, o Paraguai decidiu jogar com guarda-redes avançado a nove minutos do fim e a partir daqui Portugal teve claramente muito mais trabalho, sobretudo após o tento do adversário, aos 35’, apontado por Ayala.
 

No entanto, a equipa portuguesa, sempre muito determinada, resistiu ao derradeiro forcing do opositor e depois contou com a inspiração de Ricardinho que, com um bis à entrada para o último minuto do jogo, dissipou todas as dúvidas quanto ao vencedor da partida.
De referir que, na altura em que o Paraguai jogava com guarda-redes avançado, Cardinal dispôs de duas boas ocasiões para fazer a equipa das quinas chegar mais cedo ao terceiro golo e assim mais “tranquilidade” ao resultado.

Nos quartos-de-final, Portugal defrontará na próxima quarta-feira, dia 14, pelas 11h30, o vencedor do jogo entre a Itália e o Egípto que se realizará na segunda-feira.


Texto:Vitor Pinto 

Sem comentários: