sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Contagem decrescente para o Evento do Ano em Portugal



The Tall Ships Races 2012 Lisboa
- 19 a 22 de Julho de 2012 -

Com a entrada do novo ano, a contagem começa a fazer-se de forma decrescente para aquele que será o Grande Evento de 2012 em Lisboa: a capital portuguesa recebe no próximo Verão as “The Tall Ships Races 2012 Lisboa”! De 19 a 22 de Julho, ao longo da margem Norte do Rio Tejo, são esperados 60 Grandes Veleiros e cinco mil tripulantes em representação de 49 países.  
 
Durante os quatro dias do Evento cerca de um milhão de visitantes percorrerão o recinto de animação entre Santa Apolónia e a Praça do Comércio. Com entrada livre, o público tem a oportunidade de visitar os Grandes Veleiros, assistir a concertos e espectáculos, assim como participar em conferências e workshops sobre o Mar e sobre a cidade de Lisboa. São grandes os motivos de interesse para ser parte activa das “The Tall Ships Races 2012 Lisboa” com destaque para o desfile das tripulações na Rua Augusta, a 20 de Julho (sexta-feira).

O recinto do Evento será um mundo náutico aos pés de Lisboa. No espaço de um quilómetro haverá uma Zona Lounge com pontos de restauração e música ambiente, uma Zona de Diversão para crianças com actividades, uma Zona Cultural, onde haverá uma exposição fotográfica e uma tenda para conferências sobre vários assuntos relacionados com o Mar e com a cidade de Lisboa. Oportunidade ainda para o público visitar os Grandes Veleiros.  
Os 60 Grandes Veleiros vão visitar cinco portos – Saint Malo, Lisboa, Cádiz, Coruña e Dublin – num contacto com cinco culturas diferentes mas numa única regata. A cor das velas e o som das ondas invadem Lisboa na segunda escala do evento em pleno Verão.

Com um potencial mediático a rondar os 3,6 Milhões de Euros, segundo um estudo independente da Cision, e com gastos do público que geram um retorno local entre os 20 e os 35 Milhões de Euros, o ponto alto das “The Tall Ships Races 2012 Lisboa” será o desfile pelo rio Tejo ao final da manhã de dia 22 de Julho (domingo).

O Grande Evento do ano em Portugal é promovido em Lisboa pela APORVELA, fundadora e representante no nosso país da Sail Training Internacional, entidade que organiza actualmente as “The Tall Ships Races”. Fundada em 1980, a Associação Portuguesa de Treino de Vela tem como missão aproximar os portugueses do mar assim como promover a preservação do património náutico nacional. Foi desde sempre responsável pela organização das regatas de Grandes Veleiros em Portugal, desde a primeira edição da História em 1956, passando por 1982, 1992, 1994, 1998, 2006 e agora 2012.

Actualmente, a APORVELA dinamiza programas como os Jovens e o Mar, cujo o objectivo é promover o Treino de Mar a bordo da Caravela Vera Cruz, bem como de outros Grandes Veleiros. É também por isso que a Associação Portuguesa de Treino de Vela tem como meta embarcar cerca de 150 jovens durante a passagem por Lisboa da regata “Tall Ships Races”.

Sem comentários: