sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Liderança do Dakar mantém-se nas mãos da Delta Q


Delta Q / AIFA / DR


Liderança do Dakar mantém-se nas mãos 
da Delta Q – Monster Energy X-raid Team


· Etapa difícil para os pilotos do MINI All4 Racing

· Roma quinto, Peterhansel sétimo, Leal dos Santos 9º

A 12ª etapa do Dakar Argentina Chile Peru que ligou Arequipa a Nazca foi madrasta para os pilotos da Delta Q – Monster Energy X-raid Team. O trio do MINI All4 Racing sofreu vários ‘atascanços’ que não permitiu que fossem além da 5ª, 7ª e 9ª posições para Nani Roma, Stephane Peterhansel e Ricardo Leal dos Santos respectivamente. Apesar do contraste face ao dia de ontem, onde ocuparam as três primeiras posições, Peterhansel continua na liderança da prova, seguido de Roma no segundo posto e de Leal dos Santos no 9º.

Os vários ‘atascanços’ resultaram de uma má opção na escolha no percurso, como explicou Ricardo Leal dos Santos: “As motos fizeram um trilho nas dunas que a maioria dos carros seguiu, mas infelizmente esse trilho não era próprio para os carros e o desfecho foi uma enorme perda de tempo para sair daqueles locais. Eu pessoalmente ainda parti uma jante e apanhei uma tempestade de areia que condicionou a visibilidade. Foi uma etapa muito complicada”, disse o piloto português.

Stephane Peterhansel apesar das dificuldades mantém a primeira posição na classificação geral: “Perdemos cerca de vinte minutos para sair do local onde atascámos e pensei seriamente que já tinha perdido a liderança da prova. Daí em diante ataquei como nunca e corri demasiados riscos, mas no final percebi que não tinha apenas sido eu a ter problemas. Felizmente!”, disse o francês.
Nani Roma não esteve isento de peripécias: “Estávamos conscientes que estas duas últimas etapas seriam determinantes para o resultado final. Infelizmente não passámos incólumes aos problemas e mantemos a segunda posição. Amanhã ainda há mais uma dura etapa e tudo pode acontecer”, referiu o espanhol.

A 13ª etapa decorre entre Nazca e Pisco numa classificativa de 276 quilómetros contra o cronómetro e que vai contar mais uma vez com muitas dunas.

Classificação na 12ª Etapa: Após 12ª Etapa:

1º Gordon/Campbell - Hummer com 2h14m32s 1º Peterhansel/Cottret – MINI com 35h19m04s

2º Novitskiy/Schulz - MINI a 15m18s 2º Roma/Perin – MINI a 20m

3º De Villiers/Von Zitzewitz – Toyota a 22m06s 3º De Villiers/Von Zitzewitz – Toyota a 1h06m40

(..) (…)

5º Roma/Perin – MINI a 23m38s 9º Leal dos Santos/Fiúza – MINI a 4h51m05s

7º Peterhansel/Cottret – MINI a 26m27s

9º Leal dos Santos/Fiúza – MINI a 39m21s              

Sem comentários: