segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Vencedor do Dakar 2012 passou por Lisboa


Peterhansel, Roma e Leal dos Santos partilharam experiências


A Delta Q – X-raid Team que venceu a edição 2012 do Dakar Argentina Chile Peru, esteve hoje em Lisboa para partilhar as experiências vividas na mais dura e mítica prova do todo-o-terreno. Stephane Peterhansel, Nani Roma e Ricardo Leal dos Santos reuniram um sem número de jornalistas, amigos, patrocinadores e fãs num encontro animado na loja Delta Q na Avenida da Liberdade. Igualmente presentes esteve, Rui Miguel Nabeiro, administrador da Delta Q, marca patrocinadora da equipa e Sven Quant Director da estrutura X-raid.


Foi um feito único aquele que se viveu com o término da 34ª Edição do Dakar. Stephane Peterhansel venceu pela 10ª vez na sua carreira a mais dura e mítica prova do Todo-o-terreno, o MINI All4 Racing e a X-raid conseguiram a primeira vitória na prova e a Delta Q conseguiu ser a primeira marca portuguesa a chegar ao lugar mais alto do pódio com o patrocínio à equipa que teve, para além de Peterhansel, Nani Roma no segundo lugar e Ricardo Leal dos Santos no oitavo.


A prova foi, ao longo de todas as etapas extremamente competitiva e dura. O número de pilotos candidatos à vitória nunca deixou a estrutura alemã tranquila. E dia após dia, os três pilotos lutavam por se superiorizar aos seus adversários, ao mesmo tempo que evitavam qualquer percalço.


Peterhansel, apelidado de “Sr. Dakar” foi a estrela maior, venceu 3 das 13 especiais disputadas e assumiu a liderança da prova na quarta etapa e não mais largou até ao final; Nani Roma venceu igualmente três etapas e a cinco dias do final do evento assegurou o segundo lugar. Ricardo Leal dos Santos conseguiu um recorde pessoal ao ficar em segundo na derradeira etapa. No entanto, as ambições do piloto português de fazer melhor que o sétimo lugar da edição anterior ficaram por terra, quando no terceiro dia um ‘atascanço’ quando evitava um ‘motard’ o remeteu para a 50ª posição da geral. Ainda assim protagonizou uma recuperação notória e esteve sempre em plano de evidência impondo um ritmo ao nível dos mais rápidos. Ricardo teve ainda a missão de ajudar os seus companheiros de equipa sempre que necessário.


Resultados que colocam a equipa no patamar mais elevado no que ao Todo-o-terreno diz respeito.


Para Rui Miguel Nabeiro: “Era uma ambição nossa conseguir que a equipa vencesse esta prova. Terminámos o ano de 2011 a ganhar e começámos 2012 a vencer também. Obrigada X-raid por esta magnifica vitória”, disse.


“É uma vitória muito saborosa sobretudo porque já não vencia a prova há quatro anos. Fiz todo o Dakar sem qualquer problema mecânico. O MINI teve um desempenho notável. Toda a equipa fez um excelente trabalho”, disse Stéphane Peterhansel que das 10 vitórias, quatro foram nos carros e seis nas motos.


Para Nani Roma: “Habitualmente diz-se que o segundo lugar é o primeiro dos derrotados. Eu não sinto assim. Estou muito contente com a prestação que tive. Mas sobretudo pela equipa que lutou muito por chegar à vitória”, disse Roma que nunca venceu o Dakar nos carros mas que já o fez uma vez nas motos.


Ricardo Leal dos Santos, o único representante português na equipa agradeceu a todos a oportunidade que lhe foi concedida no seio da X-raid e pelo sempre apoio da Delta Q: “Faço um balanço extremamente positivo desta edição do Dakar. Aprendemos muito com a equipa e isso reflectiu-se no andamento que fomos impondo ao longo da prova. Cumprimos com a missão que nos foi estipulada e isso é sem dúvida o mais importante”, disse o piloto português.


Sven Quant director da equia X-raid não escondia a satisfação por ter conseguido, dez anos após o inicio na mais dura e mítica prova do todo-o-terreno, a primeira vitória da sua estrutura: “Foram dez anos de muito trabalho. Mas é muito gratificante festejar esta vitória com o Stéphane. O Nani fez exactamente aquilo que lhe dissemos. Uma corrida com rapidez mas ao mesmo tempo cautelosa e o Ricardo teve a difícil missão de ajudar os seus companheiros e ainda assim esteve sempre entre os mais rápidos. Não podíamos estar mais satisfeitos”, concluiu.



Resultados do Dakar 2012:


1º Peterhansel/Cottret – MINI com 38h54m46s

2º Roma/Perin – MINI a 41m56s

3º De Villiers/Von Zitzewitz – Toyota a 1h13m25s

(…)

8º Leal dos Santos/Fiúza – MINI a 5h03m18s

Fonte:

Sem comentários: