segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Groupama - Volvo Ocean Race 2011/12

Groupama 4 conquista a segunda posição
1140 milhas para o final da terceira etapa

Abu Dhabi – Sanya

(Abu Dhabi – Malé/Malé – Sanya)

Em menos de 24 horas e à medida que os veleiros se aproximavam do Estreito de Malacca, a hierarquia da terceira etapa da Volvo Ocean Race sofreu uma mudança radical. O Groupama 4 conseguiu passar de terceiro para segundo lugar, enquanto que o veleiro Abu Dhabi Ocean Racing voltou a estar lado a lado com o Camper.


Dois dias depois da frota ter entrado na estreita passagem que separa a Malásia de Sumatra, o vento transformou-se em leves e inconstantes brisas. As condições mudaram de 5 para 15 nós sem qualquer indicação ou previsão de tal alteração. Para acompanhar estas mudanças constantes foram precisas grandes doses de confiança, alguma antecipação e até mesmo sorte para conseguir ultrapassar as piores dificuldades. A única solução para as tripulações presentes na Volvo Ocean Race é a rapidez de adaptação a todas as dificuldades vão encontrando. Neste momento as tripulações encontram-se num “corredor” cuja largura pode variar entre as 20 e as 200 milhas, estando os veleiros mais dispersos entre si do que estavam durante os cinco dias que marcaram o progresso entre as Maldivas e a Indonésia.


Com apenas 20 milhas a separar a cidade de Malacca (Malásia) e a ilha de Rupat (Sumália), as tripulações da Volvo Ocean Race vão encontrar várias dificuldades para ultrapassar este desafio. O canal de Malacca pode, de facto, decidir qual o vencedor desta terceira etapa da Volvo Ocean Race, se uma das cinco tripulações conseguir afastar-se da frota e manter o seu lugar nas próximas milhas.
 
O grande objectivo de Franck Cammas e de toda a tripulação do Groupama 4 é não perder velocidade à medida que entram no Mar do Sul da China, dentro de 36 horas. Até agora, o veleiro francês tem tido uma performance perfeita.

Posição dos veleiros na Volvo Ocean Race na 3ª Etapa Abu Dhabi – Sanya:


1. Telefonica
2. Groupama 4
3. Puma
4. Camper
5. Abu Dhabi Ocean Racing
6. Team Sanya

Fonte:AnaLima Comunicação

Sem comentários: