sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Vitória do Groupama 4 por 52 segundos




Groupama - Volvo Ocean Race 2011/12 Etapa 2: Cidade do Cabo – Abu Dhabi
Franck Cammas, com o Groupama 4, venceu a etapa entre Sharjah e Abu Dhabi, contando com bons ventos ao longo de 98 milhas. Depois de um começo difícil, o Groupama sailing team conseguiu ultrapassar o líder espanhol Telefonica.  
O começo da fase final da segunda etapa contou com mares difíceis no Emirado Árabe de Sharjah: cerca de 20 nós de vento Oeste com ondas de três metros, rumando à primeira bóia que estava posicionada a 18 milhas da linha de largada. Os neozelandeses do Camper e os norte-americanos do Puma melhoraram a sua prestação à medida que se aproximavam do final, enquanto que os hispânicos no Telefonica e os franceses do Groupama 4 começaram por posicionar-se, estrategicamente, a favor das condições climatéricas. Os dois veleiros VO-70 tiveram que fazer duas manobras adicionais para conseguirem rondar a bóia, o mesmo acontecendo às equipas do Puma e Abu Dhabi.

Uma hora e vinte minutos depois da largada, os espanhóis a bordo do Telefonica foram os primeiros a rondar a última bóia deste percurso de 98 milhas, apesar do Groupama 4 estar a apenas 100 metros atrás. Foi por esta altura que os dois designs de Juan Kouyoumdjian conseguiram mostrar o que de facto valem sob ventos de 20 nós.

A liderança

Depois da manobra de içar o spinnaker(balão), Franck Cammas e a sua equipa conseguiram a liderança na regata e mantiveram-na até ao porto de Abu Dhabi. O sprint final foi extremamente competitivo, havendo apenas 52 segundos de separação entre o Groupama 4 e o Telefonica, depois de sete horas de regata. Este vitória para o veleiro francês não altera a hierarquia geral, mas demonstra o potencial de toda a tripulação. A equipa de terra tem agora oito dias para preparar o veleiro para a próxima regata “In-Port” de Abu-Dhabi, no dia 13 de Janeiro, para depois ser, novamente, novamente, para um porto secreto no Oceânico Índico, devido ao perigo de pirataria.

Franck Cammas, no final em Abu Dhabi:

"O Telefonica defendeu-se muito bem, fizeram de tudo para nos impedir de os ultrapassar. Tivemos uma última oportunidade muito boa porque conseguimos posicionar-nos a barlavento e graças a uma rajada de vento conseguimos a liderança. Eles têm uma óptima tripulação e um veleiro muito bom, ficámos realmente felizes por conseguir ultrapassá-los. Tenho que admitir que as condições também estavam óptimas para o Groupama 4, que é particularmente bom com aqueles ventos. Foi bom vingarmo-nos depois da primeira parte desta etapa, porque estávamos em primeiro lugar a certo ponto e ficámos frustrados quando não conseguimos manter a posição. É um dia fantástico para o Groupama sailing team e fez-nos muito bem à confiança. Pode não nos ter dado muitos pontos, mas a vitória é importante para a próxima etapa.”
Classificação da segunda parte da segunda etapa (Sharjah a Abu Dhabi: 98 milhas)
1-Groupama 4 (Franck Cammas) às 12h 22' 09
2-Telefonica (Iker Martinez) às 12h 23' 01
3-Camper (Chris Nicholson) às 12h 27' 48
4-Puma (Ken Read) às 12h 28' 38
5-Abu Dhabi (Ian Walker) às 12h 32' 21
DNS-Sanya (Mike Sanderson)

Classificação geral depois da segunda etapa
1-Telefonica (Iker Martinez) 66 pontos = 1+30+6+24+5
2-Camper (Chris Nicholson) 58 pontos = 4+25+5+20+4
3-Groupama 4 (Franck Cammas) 42 pontos = 2+20+2+12+6
4-Puma (Ken Read) 28 pontos = 5+0+4+16+3
5-Abu Dhabi (Ian Walker) 19 pontos = 6+0+3+8+2
6-Sanya (Mike Sanderson) 4 pontos: 3+0+1+suspended racing

Sem comentários: