quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Groupama - Volvo Ocean Race 2011/12



Regata “In-Port” discute-se esta sexta-feira

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Depois da vitória na etapa Sharjah – Abu Dhabi, Franck Cammas e o Groupama 4 já preparam o regresso ao mar e à Volvo Ocean Race. Esta sexta-feira discute-se a Regata “In Port” antes da partida para a terceira etapa da competição entre Abu Dhabi (EAU) e Sanya (China).

O veleiro francês é actualmente terceiro da geral da Volvo Ocean Race e parte para mais um desafio com muita ambição. A última semana foi de trabalho árduo para a equipa de terra da Groupama sailing team de forma a que, no mar, se retire todo o potencial da embarcação.

Durante a Volvo Ocean Race são apenas permitidas 17 velas a bordo Na gestão do departamento de velas, Laurent Pagès, estuda quais os momentos mais oportunos para a adição ou mudança do material. Deste modo, em Abu Dhabi, a Groupama sailing team recebeu uma nova vela que foi encomendada na Cidade do Cabo, consequência de observações feitas ao longo da primeira etapa da Volvo Ocean Race.

Gautier Sergent, um engenheiro da empresa “North Sails” e que faz parte da Groupama sailing team, explica a decisão de juntar mais uma vela ao Groupama 4:
“Identificámos alguns pontos fracos nas primeiras duas etapas: tínhamos algumas dificuldades com ventos fracos. Agora, uma das poucas coisas que podemos modificar no Groupama 4 é o número de velas. Tomámos a decisão de juntar mais uma vela, uma A0, na Cidade do Cabo, para compensar a nossa fraqueza.”


Classificação geral depois da segunda etapa

1-Telefonica (Iker Martinez) 66 pontos = 1+30+6+24+5
2-Camper (Chris Nicholson) 58 pontos = 4+25+5+20+4
3-Groupama 4 (Franck Cammas) 42 pontos = 2+20+2+12+6
4-Puma (Ken Read) 28 pontos = 5+0+4+16+3
5-Abu Dhabi (Ian Walker) 19 pontos = 6+0+3+8+2
6-Sanya (Mike Sanderson) 4 pontos: 3+0+1+suspended racing



"Um Veleiro, uma Equipa, um Mundo para conquistar"



The Volvo Ocean Race

A Volvo Ocean Race é a mais antiga e conhecida regata à volta do Mundo, com escalas, e que se realiza de três em três anos. Uma prova de coragem excepcional de vela e de esforço humano, que foi desenhada sobre o espírito dos grandes marinheiros - os homens destemidos que navegaram os oceanos do mundo a bordo de veleiros há mais de um século.
Durante os oito meses da Volvo Ocean Race 2011/12 - que começou em Alicante (Espanha) em Outubro de 2011 e termina em Galway (Irlanda) no início de Julho de 2012, as equipas vão percorrer mais de 39.000 milhas náuticas dos mares mais traiçoeiros do mundo passando por Cape Town, Abu Dhabi, Sanya, Auckland, Cabo Horn, Itajaí, Miami, Lisboa e Lorient.


Sobre Groupama Seguros

O Groupama 4, armado pelo Grupo do mesmo nome, tem como skipper Franck Cammas, parceiro do Grupo. Através desta colaboração que já vai há 14 anos, Groupama e os seus 16 milhões de Clientes espelhados em 14 países, associa-se a um projecto que combina trabalho de equipa e tecnologia para um desempenho de alto nível à volta do mundo. O desafio na Volvo Ocean Race levará Franck Cammas e o Groupama Sailing Team a Lisboa em Maio de 2012 onde a Groupama Seguros, filial do Grupo, terá a honra de o receber.

 

Sem comentários: