sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Groupama - Volvo Ocean Race 2011/12

© Yvan Zedda
 
Veleiro de Franck Cammas Vice-Campeão na Regata “In-Port”

Groupama 4 preparado para a terceira etapa

Abu Dhabi - Sanya


Depois de vencer a segunda parte da segunda etapa da Volvo Ocean Race(VOR), a equipa de Franck Cammas foi Vice-Campeão na Regata “In-Port” que se discutiu hoje em Abu-Dhabi.

Franck Cammas e a sua tripulação demonstraram um enorme potencial com ventos fracos que se fizeram sentir num plano de água cheio de barcos de espectadores. O Groupama 4 confirmou a sua capacidade de velejar com ventos de menos de 8 nós. Com pouco vento e muito sol, as embarcações da Volvo Ocean Race cumpriram um percurso que contou com 5 a 7 nós de vento a soprar de Sudoeste. Um percurso com muitas manobras, apesar de serem apenas 8 milhas a cumprir em menos de uma hora, cujo vencedor foi o veleiro dos Emirados Árabes Unidos. Havia sete bóias para rondar, sendo que logo na largada foi içado o Spi de todos os veleiros.

Franck Cammas, Skipper do Groupama 4:

“Foi uma óptima regata e uma óptima classificação. Tivemos um confronto directo com o Camper, cuja tripulação é especialista neste tipo de percursos curtos. Não eram as melhores condições para nós, mas conseguimos ter alguma velocidade e ser agressivos durante toda a prova. Adaptámos o barco para a terceira etapa e hoje já se viram os resultados. Foi um bom resultado, um bom trabalho de equipa com uma boa táctica, apesar das condições não terem sido estáveis. Mesmo as melhores equipas, como a Telefonica, podem perder regatas, mas sabemos que o nível é muito alto e a VOR é uma regata muito longa. Neste momento, estamos com uma boa dinâmica, mas como é óbvio é muito difícil dizer quem vai perder ou ganhar as próximas etapas.”

A tripulação francesa prepara-se para, mais uma vez, medir forças com os outros cinco veleiros adversários. A terceira etapa do VOR começa já este sábado, partindo de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) rumo a Sanya (China) – 4,600 milhas – estando prevista a chegada para dia 4 de Fevereiro.

Actualmente o veleiro francês encontra-se em terceiro lugar na classificação geral da competição e larga o porto de Abu Dhabi com ambição de ganhar o próximo desafio.

“À medida que o tempo vai passando, temos vindo a cometer menos erros porque conhecemos melhor o nosso veleiro e até mesmo os nossos adversários. A nossa ambição está a crescer a passos largos com cada regata…” explica o Skipper do Groupama 4, Franck Cammas.

Classificação da Regata “In-Port”: 
1. Abu Dhabi Ocean Racing - 6 pontos
2. Groupama sailing team - 5 pontos
3. CAMPER with Emirates Team New Zealand - 4 pontos
4. PUMA Ocean Racing powered by BERG - 3 pontos
5. Team Telefonica – 2 pontos
6. Team Sanya - DNS

Classificação geral:

1. Team Telefonica – 68 pontos
2. CAMPER with Emirates Team New Zealand – 62 pontos
3. Groupama sailing team – 47 pontos
4. PUMA Ocean Racing powered by BERG – 31 pontos
5. Abu Dhabi Ocean Racing – 25 pontos
6. Team Sanya – 4 pontos

Sem comentários: