domingo, 22 de janeiro de 2012

Perigo de pirataria obriga a nova paragem da competição



© Yvan Zedda

Groupama - Volvo Ocean Race 2011/12
Groupama 4 na terceira etapa da Volvo Ocean Race

Abu Dhabi – Sanya  - (Abu Dhabi – Malé/Malé – Sanya)

Depois do começo da terceira etapa da Volvo Ocean Race (Abu Dhabi – Sanya) que teve lugar no passado dia 13, as tripulações participantes na competição viram, mais uma vez, a etapa ser interrompida devido ao perigo de ataques piratas ao longo do percurso. Os veleiros foram transportados de Sharjah até Malé onde, na manhã deste domingo, dia 22, recomeçou a etapa que terminará em Sanya na China.

Depois de quatro dias de pausa enquanto esperavam a chegada do Groupama 4, os velejadores em terra, agora completamente recuperados, mostram-se prontos para a segunda parte da terceira etapa da Volvo Ocean Race (Abu Dhabi – Sanya). 
“Foi muito importante termos um intervalo de quatro dias nesta fase da competição porque não conseguiremos, de agora em diante, mais momentos como este: uma pausa como esta permite-nos recomeçar completamente motivados. O ritmo tem sido muito intenso desde Alicante, este intervalo deu-nos a oportunidade de recarregar baterias.”, comenta Franck Cammas.

A segunda parte da terceira etapa da Volvo Ocean Race, com um percurso de 3000 milhas entre Malé (Maldivas) e Sanya (China) espera-se que seja muito táctica. As tripulações participantes contam com várias mudanças climáticas, ventos instáveis, correntes marítimas imprevisíveis, zonas proibidas e condições conhecidas por causar estragos nos veleiros, tudo o que pode acontecer no mar do Sul da China.

“Estamos muito confiantes, o nosso veleiro está agora mais bem preparado para apanhar ventos fracos, no entanto as condições climáticas não vão permitir que haja grande distância entre as embarcações. Será uma etapa de táctica, onde haverá minimização de riscos porque sabemos que nos Estreitos de Malacca podemos contar com situações arriscadas. De qualquer maneira, tem havido uma preparação séria para esta etapa: tivemos a estudar a área, chegando mesmo a falar com velejadores que conhecem bem este percurso.”, explica o Navegador do Groupama 4, Jean-Luc Nélias.

Na manhã do começo da segunda parte da terceira etapa da Volvo Ocean Race, apenas se fez sentir uma leve brisa, com cerca de cinco nós, no porto de Malé (Maldivas). As tripulações tiveram que lutar contra o vento, ainda que fraco, nas 1,300 milhas até ao estreito de Malaca.

Com mares calmos, céu enevoado, uma brisa vinda de Este de 5-6 nós, a largada de Malé provou ser um pouco lenta, com navegação à vista entre os barcos, os neozelandeses do Camper, rapidamente, conseguiram a liderança da regata em direcção à Indonésia. Depois de seis horas a velejar, as seis tripulações conseguiam ainda ver-se entre si, com uma ligeira separação lateral. Os espanhóis no Telefonica e os americanos no Puma encontravam-se mais a Norte, enquanto que o Camper, o Groupama 4 e o Abu Dhabi continuavam juntos, distantes por apenas cem metros entre si. O veleiro Sanya, mais a Sul, ocupava o último lugar.

Depois de algumas horas de competição as condições mantiveram-se e o vento continuou a rondar os 12 nós. Os seis veleiros encontram-se, até ao momento, num percurso directo, apesar de que dentro de quatro dias será necessário sofrerem algumas alterações à medida que se aproximam de Pulau We, o extremo Noroeste de Sumatra. Neste começo da segunda parte da terceira etapa não têm existido muitas opções tácticas e por isso os veleiros mantêm-se muito próximos desde que largaram de Malé. De tal modo que a Groupama sailing team chega mesmo a adjectivar esta parte da regata como “monótona”, mas admitem esperar algumas mudanças assim que se aproximarem do Estreito de Malacca.

Esta segunda-feira já contou com algumas melhorias, embora a competição se mantenha semelhante ao dia de ontem. Apesar do vento se ter tornado mais favorável, a competição muito aproximada entre os seis veleiros continua. Posicionado no segundo lugar, atrás dos americanos do Puma, o Groupama 4 aproveitou a noite passada da melhor maneira possível, tendo conseguido ultrapassar os neozelandeses do Camper. De um modo geral, as tripulações continuam muito próximas, havendo apenas 5,6 milhas de separação entre a primeira e a última posições.

“Depois do episódio da pirataria estar, de uma vez por todas, para trás, voltámos à Volvo Ocean Race para a segunda parte da terceira etapa. Obviamente que ontem foi um dia muito ocupado, assim como é em todas as largadas, apesar de ter sido diferente das restantes. Não houve cerimónia, nem música, nem público, nem regata costeira... Apesar de termos acreditado por pouco tempo que algumas opções seriam feitas, chegámos à conclusão que o começo desta etapa está a ser realmente monótono, com todos os veleiros na mesma trajectória.” comenta o membro da Equipa Media do Groupama 4, Yann Riou. 
Classificação geral:
1. Team Telefonica – 68 pontos
2. CAMPER with Emirates Team New Zealand – 62 pontos
3. Groupama sailing team – 47 pontos
4. PUMA Ocean Racing powered by BERG – 31 pontos
5. Abu Dhabi Ocean Racing – 25 pontos
6. Team Sanya – 4 pontos

Sem comentários: