sexta-feira, 11 de maio de 2012

Groupama 4 no pódio em Miami



Groupama - Volvo Ocean Race 2011/12

Itajaí (Brasil) – Miami (EUA)


O veleiro francês, Groupama 4, cortou a linha de chegada em Miami às 00:29:04 horas de hoje, depois de 17 dias, 7 horas, 29 minutos e 4 segundos no mar ao longo da costa brasileira.

Franck Cammas conseguiu superiorizar-se ao ataque dos espanhóis do Telefonica até ao final em Miami. Este resultado é fruto de um bom trabalho da Groupama sailing team e assegura aos franceses o segundo lugar na classificação geral.

Esta foi provavelmente a etapa mais stressante para Franck Cammas e para a restante tripulação. Desde o começo em Itajaí, no Brasil, há 17 dias atrás, o Groupama 4 ocupou a última posição da frota, no entanto os franceses nunca desistiram e gradualmente foram subindo até ultrapassarem o Abu Dhabi e o Telefonica.

“Estamos um pouco frustrados porque não conseguimos lutar pelo primeiro lugar durante as duas semanas, o que foi difícil de aguentar. Felizmente a última semana provou ser melhor quando conseguimos ultrapassar o Abu Dhabi e o Telefonica: fizemos um óptimo trabalho em termos de classificação geral. Acabámos bem esta sexta etapa, mas tivemos um começo tão mau que até nos questionámos o que estávamos a fazer na Volvo Ocean Race. Não estivemos bem nos primeiros dias de prova: não tínhamos um bom pressentimento com o barco. No entanto conseguimos manter-nos calmos e focados nos nossos objectivos principais. Voltámos ao ataque devido a uma série de boas decisões que tomámos, o que nos voltou a motivar muito. Acabámos à frente dos espanhóis que velejaram sempre muito bem. A nível físico esta foi a etapa mais fácil até agora, apesar do calor, a nível psicológico foi a mais stressante desde o começo em Alicante… A classificação geral está ainda muito próxima: ainda está tudo em aberto e a batalha vai continuar!”, comentou Franck Cammas, skipper do Groupama 4, à chegada a Miami.


Posição dos veleiros na sexta etapa da Volvo Ocean Race, entre Itajaí (Brasil) e Miami (EUA):

1-Puma (Ken Read)
2-Camper (Chris Nicholson)
3-Groupama 4 (Franck Cammas)
4-Telefonica (Iker Martinez)
5-Abu Dhabi (Ian Walker)
6-Sanya (Mike Sanderson)


Classificação geral depois de seis etapas:

1-Telefonica (Iker Martinez)
2-Groupama 4 (Franck Cammas) 3-Camper (Chris Nicholson)
4-Puma (Ken Read)
5-Abu Dhabi (Ian Walker)
6-Sanya (Mike Sanderson)

Sem comentários: