quinta-feira, 10 de maio de 2012

Santa Maria Manuela e Creoula: 75 anos de história




“The Tall Ships Races 2012 Lisboa”
Festa de aniversário em Lisboa num aperitivo para a Grande Regata

Dois navios, dois veleiros, dois antigos bacalhoeiros…dois irmãos…gémeos! O Santa Maria Manuela e o Creoula completam esta quinta-feira, 10 de Maio, 75 anos desde que foram lançados à água. As comemorações decorrem em Lisboa, na Marina do Parque das Nações, num autêntico aperitivo para as “The Tall Ships Races 2012 Lisboa” onde vão estar os dois veleiros com a bandeira portuguesa. Visitas gratuitas: , 12 e 13 Maio das 10H00 às 20H00.

“É um evento de uma magnitude fantástica e que representa o expoente do gosto pelas coisas do mar. Não é a regata em si, mas o espírito que encerra o evento - a amizade e camaradagem, a alegria e, claro, a beleza destes navios. A participação do Creoula dá-me muita satisfação, em primeiro lugar por ser mais uma Bandeira Nacional a participar e, em segundo, por ser a oportunidade de muitos jovens portugueses poderem navegar com a camisola das Quinas envergada, sentindo o que é estar lado a lado com uma guarnição da "sua" Marinha, todos a puxar ao máximo”, explica Nuno Cornélio da Silva, comandante do Creoula.

A mesma opinião é partilhada por António São Marcos. O Comandante do Santa Maria Manuela vê nas “The Tall Ships Races” uma oportunidade de partilhar de uma comunidade com os mesmos objetivos. “É o chamamento e o treino dos jovens nas atividades náuticas e o desafio da grande vela oceânica e a possibilidade de representar Portugal nessa comunidade e nas comunidades dos portos que visitamos durante os Festivais que se organizam”, diz.

No ano em que os dois veleiros portugueses assinalam uma data simbólica – 75 anos no Mar com a bandeira portuguesa – a participação no evento do Santa Maria Manuela e do Creoula fazem ainda mais sentido. Os dois responsáveis sentem-se privilegiados por estarem ao comando de dois navios históricos para o país. 
“É um privilégio e um sonho concretizado. Mas é também uma enorme responsabilidade comandar um navio destes. Exige muita consciência, considerando que os instruendos que cá embarcam não são profissionais do mar. Em termos históricos vergo-me humildemente perante os capitães que o souberam levar e trazer ano após ano, entre 1937 e 1973, das gélidas e tempestuosas águas da Groenlândia”, revela Nuno Cornélio da Silva. António São Marcos incorpora também o espírito da educação e, qual professor, olha para os ‘alunos’ que se atrevem a ir para o Mar a bordo do Santa Maria Manuela: “Em primeiro lugar sinto-me feliz pela vocação que tenho para o mar e pelo gosto que nutro por este tipo de navios. Em segundo lugar, desempenho a função com espírito de missão no sentido de reiniciar uma escola há muito perdida de navegação à vela em grandes veleiros da Marinha Mercante.”

Os irmãos gémeos Creoula e Santa Maria Manuela são hoje duas provas vivas dos Grandes Veleiros portugueses. Ambos partilham a história depois de terem sido construídos num tempo recorde de 62 dias úteis nos estaleiros da CUF, em Lisboa, em 1937. Os dois são hoje, a par do Argus e do Gazela, os últimos sobreviventes da Frota Branca Portuguesa e promovem junto da população mundial os valores do Mar e de Portugal.

“Como a única maneira de ir para o mar é de navio, o Santa Maria Manuela e o Creoula constituem, pelas suas características, o meio ideal no chamamento dos jovens para o Mar”, garante António São Marcos. O comandante do Santa Maria Manuela não tem dúvidas em afirmar que os dois navios são hoje “dois estandartes na promoção de Portugal nos portos estrangeiros”.
Nuno Cornélio da Silva, que tem a responsabilidade de estar ao leme do Creoula, acredita ser fundamental a educação dos jovens portugueses para um país que se quer afirmar no e pelo mar. “Nunca haverá navios e embarcações a mais no nosso país, pois é no azul profundo – a ver, a tocar, a sentir e a incorporar – que se pode entender a dimensão da importância estratégica que o mar representa para Portugal”, atesta.

O Comandante da Marinha portuguesa garante que os dois veleiros são verdadeiros pilares para despertar os jovens criativos nacionais. “O Creoula ou o Santa Maria Manuela são bons para que os jovens se apercebam das profissões ou oportunidades de negócio que existem relacionados com o mar, que são muitas, e se disponham a arregaçar as mangas”, conclui.

O Santa Maria Manuela e o Creoula são dois dos cerca de 40 Grandes Veleiros já inscritos nas “The Tall Ships Races 2012 Lisboa”. A prova vai passar por Portugal entre 19 e 22 de Julho e são esperados mais de 2.500 tripulantes de diversas nacionalidades e de países espalhados por todo o mundo. As “The Tall Ships Races 2012”, presented by Szczecin, são o maior evento organizado pela Sail Training International em águas europeias.
 
Fonte: Ana Lima Comunicação

Sem comentários: