segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Estado Falha ...OCEAN não vai disputar o Campeonato GP2 em 2013

A equipa portuguesa Ocean Racing Technology, propriedade da empresa OCEANATIONAL MOTOR S.A., gerida por Tiago Monteiro e José Guedes, depois de quatro épocas na GP2 Main Series, três na GP2 Ásia, e uma época na GP3 Series, anunciou em comunicado que vai parar a sua participação no Campeonato GP2 Main Series.

Na base da decisão da equipa portuguesa está o o incumprimento ao nível de apoios financeiros acordados com o Estado Português e a Parkalgar.

Surge em 2008 a A Ocean Racing Technology competiu etir ao mais alto nível na antecâmera da F1 na época de 2009, tendo conseguido logo no seu ano de estreia, resultados desportivos de relevo, nomeadamente a sua primeira 'pole-position', vitória e volta mais rápida da corrida, no circuito de SPA Francorchamps, que é considerado por muitos a pista mais difícil do mundo. O trabalho realizado pela Ocean mereceu desde cedo o reconhecimento e respeito de todo o 'paddock', o que muito dignificou toda a estrutura lusa, mas sobretudo o nome de Portugal um pouco por todo o Mundo. Em 2012, novamente a convite de Bernie Eclestone e Bruno Michel, decide participar também no Campeonato GP3 Series onde voltou a estar em plano de evidência com resultados notáveis para época de estreia, nomeadamente registando a volta mais rápida nas duas primeiras corridas, e alcançando o primeiro pódio logo na sua segunda corrida no prestigiado circuito do Mónaco.


Perante os factos anteriormente expostos a OCEAN diz no seu comunicado " não obstante os excelentes resultados alcançados na primeira época, a equipa portuguesa viu-se envolvida numa série de incumprimentos ao nível de acordos financeiros estabelecidos, que condicionaram nas épocas seguintes a gestão e performance da equipa, e que acabam por forçar esta decisão, nomeadamente no que se refere ao contrato de patrocínio publicitário celebrado com a Parkalgar, Parques Tecnológicos e Desportivos, SA.

O Estado Português, na pessoa do Senhor Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Dr. Laurentino Dias, acompanhou, interveio e conduziu o projeto de constituição da equipa portuguesa OCEANATIONAL, bem como as negociações que culminaram na celebração daquele contrato. O Estado Português assegurou que o pagamento do valor das sucessivas prestações do patrocínio publicitário seria realizado e estaria acautelado.
A intervenção, o apoio e a co-responsabilização do Estado Português em todo o processo foram factores decisivos, sem os quais não estaríamos disponíveis para avançar, como avançámos, com o projeto "OCEANATIONAL". A Ocean cumpriu, desde então, com todas as suas obrigações contratuais, o mesmo não tendo acontecido quer pela Parkalgar quer pelo Estado Português que não efectuaram o pagamento das prestações financeiras acordadas.

Esta decisão é a única viável neste momento, no entanto, tanto José Guedes como Tiago Monteiro não colocam de parte a hipótese, de caso estejam novamente reunidas condições, a equipa volte à actividade desportiva. "

A Ocean Racing Technology, participou até hoje em 106 corridas e 45 dias de testes de GP2, 16 corridas e 8 dias de teste de GP3, conquistou vitórias, pódios, 'pole-position', voltas mais rápidas, e recordes de circuitos a equipa agradece a todos quanto apoiaram este projecto, fãs, parceiros, media, funcionários.

Sem comentários: