quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Liga portuguesa de Futebol Americano


Estamos a poucos dias do inicio da IV edição da Liga Portuguesa de Futebol Americano (LPFA), prova organizada pela  Associação Promotora do Desporto de Futebol Americano (APDFA).

Apresentamos uma entrevista em exclusivo Jogada do Mês / JC Meios e Comunicação com  o responsável máximo da  Associação Promotora do Desporto de Futebol Americano (APDFA),  o seu Presidente, Amílcar Piedade para saber tudo sobre esta IV Edição da prova.
 
JDM - Amilcar Piedade quais são as expectativas da APDFA  para esta edição de 2013 da LPFA?

AP - É a primeira edição em que nem todas as equipas se irão defrontar. Há 4 equipas novas, mas ainda não existe uma estrutura que permita prolongar mais a época e ter um maior número de jogos. Para este ano alongámos os play-off e tentámos criar um calendário equilibrado que coloca qualquer equipa com possibilidade de chegar o mais longe possível. Tentámos criar a melhor base possível para um crescimento desportivo das equipas e apelativo ao sentido competitivo.
Com base nestes factores, esperamos uma 4ª LPFA mais competitiva e com a consolidação de várias equipas, o que permitirá uma LPFA com qualidade acrescida.

JDM - Em termos desportivos e competitivos teremos algumas alterações em relação às outras edições, quais as que são mais relevantes e com maior impacto junto dos adeptos e amantes do Futebol Americano ?

AP -Como referido, o número de equipas aumentou para 10. Nem todas as equipas se irão defrontar durante a época regular.
A época regular mantém-se com 6 jogos, tendo sido criados dois grupos: o grupo Norte e o Grupo Sul. As equipas irão jogar maioritariamente dentro do seu grupo, com jogos inter grupos baseados nas classificações do ano passado e com todas as novas equipas a defrontarem-se.
Os Playoff terão mais um jogo. Um primeiro jogo entre o 2º e 3º classificados de cada grupo, com o vencedor a jogar a meia final com o 1º classificado do seu grupo. Na final teremos o apurado de cada um dos Grupos.

JDM - Esta edição é um marco no Futebol Americano (FA)  em Portugal pois existe um aumento no nº de equipas, isto significa que o FA está de pedra e cal em Portugal?

AP - Significa que o Futebol Americano está a crescer. Necessita ainda de muito trabalho e de um esforço contínuo no desenvolvimento da modalidade. É necessária uma visão objectiva para o futuro e ainda é difícil conseguir isso, pois muito poucos estão dispostos a trabalhar e a ver para lá do âmbito dos seus clubes.
Mas a modalidade está claramente a crescer de ano para ano, o que é extremamente positivo.

JDM - É certo que em termos de condições existe um longo caminho a percorrer, mas qual será o principal foco esta Época da APDFA ?
Como está o andamento do processo de passagem para Federação?

Este ano estamos concentrados em duas frentes. Por um lado a componente desportiva. Queremos ter uma LPFA melhor disputada, mais equilibrada e cativante, que traga mais público aos jogos. Estamos cientes de que o elevado número de novas equipas cria algumas dificuldades neste capítulo. A nível competitivo, mas também a nível monetário. Não é fácil nem barato criar uma equipa nova. Os apoios são muito poucos e temos de ser pacientes e trabalhar com quase nada para lá da nossa vontade. No entanto, cremos que as equipas têm feito um excelente trabalho e a pouco e pouco cada clube vai mostrando resultados. Há ainda um caminho largo a percorrer até podermos estar a disputar competições europeias e haver uma selecção nacional, mas é algo que conseguimos ver claramente a acontecer, num futuro próximo.
Por outro lado há o factor administrativo. A APDFA arrancou já em 2008, numa altura em que não havia Liga e duas equipas Portuguesas jogavam em Espanha. Apesar de uma boa vontade associada, houve muitos assuntos que ficaram por tratar, por desconhecimento, ou desleixo de outras direcções. A actual direcção está a tratar destes assuntos, o que atrasou um pouco o nosso projecto. Ainda assim, estamos em querer que conseguiremos ter a Federação Portuguesa de Futebol Americano ainda antes do final do mandato da actual Direcção.

JDM - Gostaríamos de ter uma mensagem para quem não conhece o Futebol Americano, descrevendo o melhor possível a modalidade.?

O Futebol Americano é um jogo de conquista de terreno. Normalmente são traçadas comparações com o Rugby, já que em ambos os desportos se pontua de formas algo idênticas. No entanto, os dois desportos têm tanto de igual como de diferente. Existem equipas de ataque e defesa, sendo o ataque aquele que inicia uma jogada com a posse de bola. Pode avançar-se a bola através da corrida, ou passe. Ao contrário do Rugby, pode passa-se a bola para a frente, embora este passe esteja sujeito a algumas limitações. Talvez a maior fonte de confusão é a possibilidade de bloquear jogadores adversários, mesmo sem bola, de modo a isolar outros jogadores. Para quem desconhecer as regras, um jogada pode ser bastante confusa.
As regras base são fáceis de entender e estão disponíveis na Internet.
É um desporto que pode ser praticado com qualquer estatura ou porte físico, mas que implica boa condição física e capacidade de sofrimento e preparação psicológica. Um bom jogador tem de saber esforçar-se e desejar superar-se constantemente, assim como ter um excelente sentido de trabalho em equipa, pois é um jogo que depende da perfeita execução por parte de todos os elementos em campo. É também um desporto extremamente táctico e requer imensa disciplina, onde os jogadores têm de ser humildes e trabalhadores e onde os que se comportam como vedetas não duram muito tempo.


Texto: Jorge Martins / JC Meios e Comunicação 




Sem comentários: