domingo, 27 de janeiro de 2013

Portugal XV volta a perder


A equipa Portugal XV, perdeu esta tarde mais um jogo de preparação para o Torneio Europeu das Nações, desta feita com a equipa dos England Students por 25-20.

Num Estádio Universitário de Lisboa com uma moldura humana bastante agradável, apesar das condicionantes, não teve no resultado o brinde desejado. 
 
Este foi o último teste dos comandados de Errol Brain, numa seleção formada na sua maioria por jogadores da Academia FPR, que servia de preparação para arranque no próximo sábado da participação lusa no Torneio Europeu das Nações com a receção à Roménia.

Uma primeira parte dividida com os médios de abertura a brilharem nos pontapés de penalidade. Sam Katz adiantou os England Students mas Portugal XV passou para a frente do marcador com dois pontapés de Manuel Costa. Depois disto, e até ao intervalo, a equipa nacional não voltou a estar em desvantagem. Permitiu duas vezes a igualdade (a seis e a nove pontos) mas para o descanso Portugal XV saiu a vencer por 12-9.

A segunda parte foi diferente e os estudantes ingleses impuseram-se. Passaram para a frente num ensaio e alargaram vantagem com uma penalidade. Portugal XV ainda reagiu na ponta final e diminui diferenças para 22-20 com um ensaio de Adérito Esteves mas Manuel Costa falhou a transformação, contudo não claudicou num pontapé de penalidade aos postes. O mesmo aconteceu do lado inglês num último pontapé de três pontos que fixou o resultado final em 25-20.

“Não é fácil trabalharmos desta forma. Domingo, segunda e terça-feira estivemos no estágio em França e treinámos com uma equipa, depois chegámos a Portugal e tivemos que adaptar os novos processos de jogo. Tivemos bem, em relação ao jogo da semana passada com os France Universitaire, com mais hipóteses de marcar mas ficámos a seis pontos da vitória”, disse o capitão nacional. Contudo, João Correia acredita num resultado diferente no primeiro jogo a valer de Portugal no Torneio Europeu das Nações: “A Roménia é a sétima equipa da Europa, não vai ser fácil mas vamos lutar com as armas que temos, já com os jogadores que jogam em França, e há que manter a esperança de lutar por outro resultado”.

Nas bancadas do Estádio Universitário de Lisboa esteve também esta tarde um espetador especial. Bill Beaumont, antigo capitão de Inglaterra nos anos 80, acompanhou a viagem do filho Josh (jogador dos England Students) a Portugal. “Foi um jogo muito renhido, onde as duas equipas mostraram muito bom rugby. Portugal apresentou uma equipa muito jovem hoje mas não podemos esquecer que o objetivo é preparar o Torneio Europeu das Nações e ter várias opções”, sublinhou o atual membro do Council da IRB e Chairman do Executive Committee da Federação Inglesa de Rugby. Bill Beaumont é também membro da Comissão Organizadora do Mundial de Rugby em 2015, que se vai jogar em Inglaterra, e espera ver Portugal no lote de participantes da competição: “Tenho esperança que Portugal se qualifique. Em França, no Mundial 2007, vi-os jogar muito bem contra a Itália. Era bom para o rugby de XV que Portugal se qualificasse para o desenvolvimento da modalidade aqui. No rugby de 7 já são muito fortes”, concluiu.

Convívio Rugby Escolar durante a manhã no Estádio Universitário
Antes dos graúdos, houve jogos de miúdos no Estádio Universitário de Lisboa. Uma manhã diferente para cerca de 200 jovens de 12 escolas de rugby do país que foram os primeiros protagonistas do dia. Para além do habitual convívio em dias de jogos internacionais, durante o intervalo do Portugal XV – England Students houve ainda uma demonstração de rugby de 7 e de tag rugby pelos jovens alunos das escolinhas participantes na jornada matinal.






Sem comentários: